Capitão Fantástico

O estilo de vida "Off The Grid" e a reintegração com a sociedade

No filme Capitão Fantástico, Ben (Viggo Mortensen), pai de seis crianças, decide deixar a cidade e educar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte, longe da civilização. As crianças aprendem a praticar esportes e combater inimigos até que Ben e sua família são obrigados a voltar à vida urbana. Agora é ele quem precisa aprender a se acostumar novamente à vida moderna.

Trailer

Comentários do Bartholomeu sobre o Capitão Fantástico

Na era que temos sofrido com julgamentos alheios nas redes sociais, o filme retrata o julgamento sobre o que é o certo e o que é o errado colocando o dedo na ferida e discutindo o estilo de vida americano.

Será que esta incensante busca pelo poder, riquezas, melhores casas e carros vai te levar a algum lugar? Será que riqueza não é apenas ter uma família unida?

Nesta história, o pai vive junto aos seus 6 filhos numa região remota do noroeste da América do Norte. Só comem comida orgânica, usam roupas de brechó e não comemoram o Natal (tido como uma data apenas da sociedade do consumo).

A educação dos filhos é feita dentro de casa e eles não frequentam a escola. O pai super protetor em alguns momentos, dá a devida liberdade à seus filhos deixando tomarem suas próprias decisões e tomarem suas próprias opiniões sobre os assuntos polêmicos da sociedade.

Seu sogro é o outro extremo. Retratado no filme como uma ricaço que vive no meio da cidade grande, não concorda com o estilo de vida que o protagonista “força” sua família a viver. Para ele, seus netos vivem no meio do mato e passando por necessidades básicas, além de não conseguirem fazer contato com o restante da sociedade e pessoas da sua faixa etária.

Off the grid

No desenrolar da história o autor deixa a discussão em aberto.
Será que morar num estilo off the grid (veja mais, abaixo) também não é muito extremismo?

O assunto é colocado de maneira bem sutil, quando começa a ser questionada a saúde da mãe das crianças e uma certa dependência da tecnologia médica dos grandes centros urbanos. Será que todos seus filhos concordam com este estilo de vida?

Todos vão querer seguir esta linha ou a liberdade interior fará que alguns queiram outro rumo para a sua vida, quando tiverem contato com a sociedade tida como “normal”?

Assistam ao filme, e com certeza você sairá querendo fazer algumas mudanças na sua vida!

O filme retrata o estilo Off The Grid, descrita como uma vida desconectada da sociedade do consumo. Além de outros padrões tidos como “normal” pela sociedade.

Um dos exemplos, é morar de maneira isolada geograficamente e fora dos grandes centros urbanos.

Ficha Técnica

Título original: Captain Fantastic
Ano de produção: 2016
País: Estados Unidos
Duração: 118 minutos
Comments (0)
Add Comment